
LIDANDO COM A DECEPÇÃO DO GÊNERO
( http://www.justmommies.com/pregnancy/feelings-and-emotions/dealing-with-gender-disappointment )
Talvez você queria um menino, mas vai ter uma menina, ou pode ser que você tenha sonhado com uma menina, mas vai ter um menino... De qualquer maneira, se o seu bebê não é o que você tinha esperado e está se sentindo um tanto desapontada, você não está sozinha. Gender Disappointment ( esse é o nome que eles dão pra isso, por isso achei melhor não traduzir, significa decepção de gênero ) é surpreendentemente comum e ainda é considerado um tópico tabu pra se conversar.
Por que algumas vezes as pessoas se desapontam com o sexo do seu bebê? Algumas mães sempre sonharam com a relação entre mãe e filha, ou talvez cresceram rodeadas por mulheres e não conseguem imaginar como seria educar um menino. Outras mães tem várias mulheres na família e querem ter o primeiro menino, ou anseiam pelas alegrias de ter um garoto em casa e seu coração é todo azul. Tem ainda mães que se sentem pressionadas por outros membros da família que querem uma menina, ou um menino para perpetuar o nome da família.
Se você descobre que não vai ter exatamente o que você esperava ou sonhava, a primeira coisa a fazer é reconhecer o desapontamento. Uma vez que você coloca isso pra fora, será mais fácil de lidar, especialmente se você puder dividir isso com seu parceiro. Você pode se sentir de luto pela perda de algo que imaginava ou também se sentir decepcionada por carregar uma fantasia de como as coisas deveriam ser e o que elas se tornaram; ou pode sentir que decepcionou a família e as expectativas do que você teria.
Mas uma vez que você reconhece seu desapontamento, desse ponto em diante, precisa focar não no " menino ou menina" , mas no indivíduo que seu bebê vai se tornar. Se você vai ter uma menina, não dá pra ter certeza que ela será exatamente como você sonhou. Ela pode gostar de ser a princesa ou a bailarina, ou pode se tornar uma grande fã de futebol. Ou se você está tendo seu quinto menino, ele será diferente de qualquer outro garoto que já tenha nascido.
Muitos pais que se sentiram decepcionados com a descoberta do sexo do bebê ficam felizes que esse sentimento desaparece assim que eles olham pela primeira vez a carinha do bebê. Na verdade, muitos especialistas são contra descobrir antes o sexo do bebê por essa razão. Se você esperar até seu bebê nascer, sem saber se é menino ou menina, a teoria vai por água abaixo, você vai focar muito mais no bebê como um indivíduo do que no gênero que você gostaria. E mais, lembre - se que ser pai e mãe é sempre uma caixinha de surpresa e quanto melhor você se ajustar ao inesperado, melhor você vai lidar com os desafios pela frente.
Se já se passaram semanas ou meses - ou se seu bebê já nasceu - e você ainda se sente desapontada, pode ser que precise de ajuda profissional. Lembre-se que não é problema procurar ajuda se você está precisando dela. Gravidez e nascimento de bebê são tempos difíceis para mães fisicamente, psicologicamente e hormonalmente e não é fácil gerenciar todas as novas demandas do seu tempo bem como as emoções conflitantes. Peça indicação de um bom terapeuta, preferencialmente um com experiência em ajudar novas mães e marque um compromisso com você mesma para ter a ajuda que precisa. Quando seu bebê estiver maiorzinho e você conseguir dormir melhor, vai aprender a amar esse novo ser que é único.